domingo, 19 de setembro de 2010

Nicolas Joseph Cugnot

           Nicolas-Joseph, engenheiro militar francês, inventor do primeiro automóvel de vapor. Ao longo de sua carreira, Cugnot serviu como engenheiro nos exércitos francês e austríaco. Tornou-se famoso por suas invenções a partir de 1763; patenteou diferentes materiais de topografia e um fuzil. Considera-se um dos inventores do automóvel movido à vapor, já que desenhou um carro movido por esse meio para transportar material de artilharia. Um primeiro protótipo foi construído entre 1765 e 1770, mas a máquina real, realizada em 1771, encontra-se preservada no Conservatoire national des arts et métiers, em Paris.

Os dois vídeos abaixo mostram o funcionamento da máquina.

Cugnot nasceu em Void-Vacon, Meuse, Lorraine, em 25 de setembro de 1725. Além de ter sido engenheiro militar, fez diversas experiências com modelos de máquinas a vapor. Estas experiências destinavam-se ao transporte de pesados canhões para o exército francês.
Cugnot parece ter sido o primeiro a conseguir converter o movimento de um pistão num movimento rotativo.
Uma versão funcional da sua máquina a vapor circulou em 1769 e no ano seguinte construiu uma versão melhorada. Este veículo tinha capacidade para carregar até 4 toneladas à velocidade de 4 km por hora; tinha dois pares de rodas atrás e um na frente que suportavam a caldeira e era dirigido por um leme. Em 1771, o seu veículo bateu contra uma parede de tijolos, ficando conhecido como o primeiro acidente de automóvel do mundo. Este acidente, juntamente com problemas financeiros, puseram termo às experiências do exército francês com veículos mecanizados. No entanto, no ano seguinte, Luís XV atribuiu a Cugnot uma pensão de 600 francos anuais, como prêmio pelo seu trabalho inovador.
Com a Revolução Francesa, a pensão foi-lhe retirada em 1789 e o inventor exilou-se em Bruxelas, onde viveu na pobreza. Pouco antes da sua morte, voltou a Paris a convite de Napoleão Bonaparte, onde veio a morrer no dia 2 de outubro de 1804.

Caminhão

Um caminhão é um veículo terrestre para transporte de bens. Ao contrário dos automóveis, aonde é comum serem construídos em uma estrutura única sendo a maioria deles feitos sobre uma estrutura forte chamada de chassis, os caminhões são contruídos em várias dimensões, desde o tamanho de um automóvel pick-up com mala aberta ao tamanho de camiões pesados de auto-estrada com semi-atrelados.

História

Caminhões e carros têm um antepassado comum: o "fardier" movido a vapor de Nicolas-Joseph Cugnot construído em 1769. Contudo, caminhões a vapor não eram comuns até 1800. As estradas nesta altura eram construídas para cavalos e carruagens, limitando o movimento deste veículos, geralmente de uma fábrica até uma estação de comboio. O primeiro semi-atrelado surgiu em 1881, puxado por um trator a vapor Dion. Caminhões movidos a vapor foram vendidos na França e Estados Unidos até a véspera da Primeira Guerra Mundial, e o início da Segunda Guerra Mundial no Reino Unido.

Combustão interna

O primeiro motor de combustão interna foi contruído em 1898 por Gottlieb Daimler. Outros, tais como Peugeot, Benz e Renault construíram os seus próprios. Geralmente são contruidos com motores de dois cilindros, com uma capacidade de carregar 1500 a 2000 kg. Em 1904, 700 caminhões pesados foram construídos nos Estados Unidos, 1000 em 1907, 6000 em 1910 e 25000 em 1914.
Após a Primeira Guerra Mundial, vários avanços foram feitos: pneus totalmente em borracha foram trocados por pneus pneumáticos, acionadores de partida elétricos, travões elétricos, motores de 6 cilindros e iluminação elétrica. A Ford e a Renault também entraram no mercado de camiões pesados.

Motores a diesel

Embora já inventados em 1890, os motores a diesel não foram comuns em caminhões na Europa até os anos 20. Nos Estados Unidos, demorou ainda mais para estes motores serem aceitos: motores a gasolina ainda eram usados em caminhões pesados até nos anos 70, enquanto na Europa tinham sido completamente substituídos vinte anos antes.

Atualidade

            Hoje em dia a modernidade é tanta nos caminhões, sejam eles de grande ou pequeno porte, que televisão e DVD são quase que equipamentos obrigatórios, pois desde acessórios pequenos como lâmpadas e luzes de enfeites até frigobares são instalados em diversos tipos de caminhões.
            Há caminhões hoje com mais de 500 cv de potência que chegam fácil nos 125 km/h, carregando cerca de 40 toneladas com um peso bruto total chegando aos 60 mil quilos, com mais de 30 pneus rodando em apenas 9 eixos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário